terça-feira, 24 de junho de 2008

GASTRONOMIA COPO SUJO - OVO COLORIDO





Vamos iniciar a seção Gastronômica deste Blog de copo sujo, com esta preciosidade cada vez mais rara em nossos queridos butecos.


Diz a lenda, que este quitute tem como origem a dificuldade dos tempos de racionamento de gás...


Este que é um dos estandartes dos butecos, surgiu da necessidade dos donos de buteco em economizar gás e os mesmos cozinhavam os ovos junto com as salsichas... resultado, o ovo ficava rosa... daí surgiu o modelo Ovo 1.0.

Após se tornar febre nos butecos, passaram a cozinhar o Ovo com cascas de Cebola... se tornou o Ovo 1.1, o ovo AMARELO!

Mais tarde surgiu a maior inovação de buteco desde a criação do baleiro com tampa de alumínio... o Ovo AZUL... 2.0!!! este foi criado atravéz da adição de anilina Azul no processo de cozimento.


Hoje se usa basicamente anilina para qualquer cor, mas nos butecos mais tradicionais apenas o Azul é feito desta forma, o Amarelo é feito com casca de cebola e o Rosa usando salsicha ou beterraba.


Quem não teve coragem até hoje de experimentar deveria, afinal de contas esse é um quitute com os dias contados, afinal de contas a sociedade está cada vez mais BICHA e os ovos coloridos estão em processo de extinção.


Ovo colorido acompanha bem Rabo de Galo, Cachaça, Conhaque de Alcatrão e Bombeirinho.


Abraço e vamos beber!!!

(Matéria lançada originalmente no "Fórum de Ciclídeos CMCA's")

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sou adepto ao bar com ovo colorido!! Vamos para com essa viadagem de bebidinhas de baitolas e vamos entornar um fogo paulista...porque isso sim e bebida de macho!!